29 de abril de 2022 Decor

O que é resimercial? Entenda o conceito e dicas para aplicar em seu escritório

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Conheça a nova tendência resimercial e saiba como aplicar em seu ambiente de trabalho. 

O resimercial é uma tendência contemporânea para os escritórios. Sua proposta está em trazer a decoração residencial  para o ambiente corporativo e comercial como forma de estimular a criatividade e produtividade no dia a dia. 

Separamos algumas dicas para quem quer criar um ambiente mais aconchegante, isto é, resimercial em seu escritório. Vamos lá? 

O que é Resimercial?

Em linhas gerais, resimercial é um novo conceito que combina as palavras “residencial” e “comercial”, trazendo aspectos da casa e do lar para o espaço de trabalho contemporâneo. 

Um escritório com conceito resimercial possui layout e estilo de mobiliário caseiro, aconchegante e confortável. Seu objetivo principal é tornar o espaço um local acolhedor e menos rígido e impessoal. Empresas como a Microsoft. Google, Uber, Yelp e startups já adotam esse estilo, muito bem aceito pelos seus funcionários. 

Se esse conceito já estava em alta, ficou ainda mais popular no mundo pós-pandemia. Além dos espaços de escritórios em casa para o trabalho home office, as pessoas começaram a priorizar conforto e praticidade. 

Um design resimercial para o seu escritório deve ter características como:

  • assentos confortáveis;
  • iluminação ambiente suave;
  • espaços flexíveis;
  • estofamento durável;
  • acessórios de inspiração residencial, como tapetes e luminárias;
  • texturas táteis;
  • materiais que evocam uma sensação de aconchego, conforto e familiaridade.

Os benefícios dos escritórios resimerciais

Além do conforto e da sensação de “estar em casa”, esse design também promove mais felicidade e conforto, o que significa maior retenção de atenção, criatividade e produtividade. É importante lembrar que esse conceito pode ser usado tanto para seu escritório em casa como em ambientes comerciais. 

Dicas para aplicar o resimercial no seu escritório

Se você gostou do conceito e quer aplicar em seu escritório, confira as dicas que selecionamos.

1. Foque no conforto

Um ambiente confortável serve para todos os momentos

O conforto é um dos principais objetivos dos escritórios resimerciais. Por isso, opte por móveis que proporcionam a sensação de aconchego, como estofados confortáveis,  poltronas e cadeiras para um delicioso cafézinho ou pausa no meio do dia. 

2. Pense na durabilidade

Além do conforto, móveis de alta durabilidade são importantes

Muitos móveis residenciais não têm a mesma durabilidade que aqueles pensados para os escritórios. Por isso, atente-se para escolher produtos com alta durabilidade, como tecidos impermeáveis e móveis de madeira de eucalipto ou cedro.

3. O escritório é como a sua casa

Faça do seu escritório, o mais caseiro possível

Para dar uma sensação ainda maior de lar, você pode optar por colocar móveis, eletros e outros materiais comuns em uma casa e que farão toda a diferença no escritório, como:

  • Televisão
  • Vídeo Game
  • Cafeteira
  • Espreguiçadeira
  • Puffs e almofadas
  • Quadros e fotos familiares
  • Sofá
  • Objetos de decoração residenciais (e não de escritórios).

Aliás, você também pode criar uma pequena área verde, com um jardim vertical para proporcionar ainda mais conforto e tranquilidade. Há muitas opções de plantas para cultivar em apartamento.  

4. Não esqueça da ergonomia

Um lugar confortável e que se preocupa com à saúde dos colaboradores, esse é o segredo do sucesso

Muitas vezes, as cadeiras para ambientes domésticos não são projetadas da mesma forma que aquelas feitas para ambientes comerciais e escritórios. Por isso, é muito importante ter em mente que a ergonomia deve ser uma prioridade no momento de escolher as cadeiras e mesas. Tente sempre aliar conforto com saúde. 

5. Mantenha um ambiente residencial

Faça seu colaborador se sentir em casa com um ambiente extremamente residencial

O aspecto mais importante de qualquer ambiente é a sensação geral. Quando você está em casa, você “se sente em casa”,  local onde tem mais conforto e liberdade, a ponto de  tirar os sapatos e servir-se uma taça de vinho, por exemplo. E é essa sensação que você deve levar para o escritório resimercial

Para criar um ambiente com essas sensações,, você  deve se atentar a itens como iluminação, decoração e temperatura, sem contar o mobiliário, que deve ser escolhido quase como se fosse para a sua casa. Por exemplo, uma mesa com gavetas tem um visual muito mais aconchegante que um armário de arquivos. 

6. Pense na acústica do ambiente

Pensar na acústica do espaço, é essencial para todos ficarem à vontade durante uma reunião

Ninguém quer fazer uma reunião, presencial ou on-line, em um lugar com acústica ruim. Por isso, na hora de pensar na disposição dos móveis, atente-se para a acústica do espaço. 

7. Aposte nas cores

Sem cores cinzas, aposte em deixar seu ambiente vivo

Quando se pensa em um ambiente de escritório, muitas vezes, a primeira cor que vem à mente é o cinza. Apesar de ser uma cor coringa e clássica, você pode apostar em outras opções para avivar o ambiente. As cores podem até definir um estado de humor, por isso, escolha aquelas que promovem criatividade e produtividade. 

E se você pensa em construir um escritório em casa, veja dicas para tornar o ambiente mais aconchegante e funcional

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!