6 de maio de 2020 Lifestyle

Sete passos para montar um plano de ação e conquistar metas e objetivos

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

As sonhadas metas para 2020 ainda estão de pé? As surpresas do ano podem ter mudado a rotina e as prioridades, mas é preciso manter o foco e adaptar os planos para alcançar as metas estipuladas. Segundo a coach de produtividade Cristiana Brandão, montar um plano de ação é essencial para guiar a conclusão do objetivo. Ela explica a importância de definir pequenas metas, esquematizando tudo o que precisa acontecer para que o objetivo seja alcançado.

A metodologia mais eficaz, indicada pela coach, é o método 5W2H (What?; Why?; Where?; Who?; When?; How?; How much?). O esquema pode ser utilizado em metas pessoais ou profissionais, inclusive dentro de uma empresa.

Confira setes passos para criar seu plano de ação e alcançar os objetivos desejados:

1) What: Qual é o objetivo final do plano de ação?

Começar um investimento? Se mudar para um novo apartamento? Cuidar da saúde? Se dedicar a uma nova área de conhecimento? Ter filhos? São várias as possibilidades, que podem ser conquistadas a curto ou longo prazo. O importante é ter o objetivo final bem definido, para manter o foco e saber quais passos são necessários para alcançá-lo.

2) Why: Por que o objetivo é importante?

É uma meta pessoal ou profissional? Quais portas esse objetivo pode abrir para você? São questionamentos importantes para definir se o plano de fato é relevante e se merece ser investido agora, se pode ser descartado, ou realocado para outro momento.

3) How: Como vou conquistá-lo?

Para chegar ao destino final, é necessário percorrer alguns caminhos. Nesta fase, é importante definir pequenas metas para alcançar o objetivo final. Desta forma, o plano de ação fica mais claro e a conquista de cada meta pequena serve de motivação para chegar na conquista final.

4) Where: Onde serão desenvolvidas as metas?

É na sua casa? No trabalho? Na sua cidade atual? As pequenas metas definidas precisam acontecer em algum lugar. O plano de ação pede que a escolha do “onde” seja feita o quanto antes, para evitar imprevistos ou se readaptar rapidamente.

5) Who: De quem depende a sua meta?

Sua meta pode depender exclusivamente de você, mas também pode depender da disponibilidade e da vontade de outras pessoas. Ao fazer um investimento, por exemplo, é importante contar com a ajuda de especialistas ou de pessoas com mais experiência. Para se dedicar a uma nova área do conhecimento, é necessário um professor ou um coach. Mas lembre-se, para que a meta de fato seja concretizada, as coisas vão depender principalmente da sua força de vontade!

6) When: Quando isso vai acontecer?

Ser específico é essencial nesta fase. Defina mês, data e hora para que todas as atividades aconteçam e te ajudem a conquistar o objetivo final. É importante desenhar um cronograma de curto a longo prazo, definindo as prioridades com os pré-requisitos para avançar no plano.

7) How much: Quanto isso vai custar?

A reflexão nesta etapa é para várias perguntas: Quanto de dinheiro vou gastar? Quanto tempo vou investir? Quanto posso perder? Quanto terei que abrir mão para conquistar o objetivo final? A reflexão serve para determinar se o plano segue adiante, se a situação está sob controle e se algo pode ser reajustado para minimizar os danos.

São sete passos que ajudam a guiar a conquista de novos objetivos. Mas a coach de produtividade alerta: é importante acompanhar periodicamente todas as metas, de perto. O meio do caminho é muito importante para verificar o lugar desejado, se é o que esperava e se o deixará satisfeito.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!