1 de junho de 2020 Instituto A.Yoshii

Vale a pena investir no reaproveitamento de água pluvial?

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:


Sistema de reaproveitamento de água pluvial pode ser instalado em diversos tipos de construção.

Seja na semana do meio ambiente ou no dia a dia, é importante refletir sobre as práticas que adotamos em casa e o impacto ambiental que elas representam. A sustentabilidade é uma preocupação muito atual e importante na hora de escolher um lar. Em alguns casos, pensar em alternativas para poupar os recursos naturais pode trazer benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também financeiros. Um exemplo é o sistema de reaproveitamento de água pluvial, que pode ser instalado nas mais diversas construções.

Coletar e reaproveitar a água da chuva reduz os gastos com água, além de proporcionar uma relação sustentável com os recursos hídricos. O sistema também gera uma reserva maior para enfrentar os períodos de estiagem, que atingem frequentemente diversas regiões brasileiras.

A captação normalmente ocorre nos telhados, calhas e no piso das áreas comuns dos prédios. Em seguida, a água é canalizada, passando por um filtro que retira impurezas e sedimentos como folhas, terra e areia. Depois, a água é depositada em um reservatório, para posteriormente ser utilizada em diversas atividades.

O engenheiro civil da A.Yoshii Engenharia, Paulo Alexandre Tomen, explica que a filtragem do sistema de reaproveitamento não torna a água própria para consumo. Por isso, é importante verificar o sistema de filtragem utilizado e checar se a manutenção está em dia. A água coletada pode ser reutilizada em atividades como limpeza de áreas comuns, por exemplo.

A maioria dos empreendimentos da A.Yoshii, localizados em Londrina (PR), Maringá (PR), Curitiba (PR) e Campinas (SP), já dispõe desse sistema de reaproveitamento de água, que começou a ser introduzido nos projetos há 10 anos. Segundo o engenheiro civil da construtora, dependendo da quantidade de chuva no período, o sistema consegue compensar a demanda mensal. Desse modo, o condomínio reduz a utilização dos recursos da companhia de água do município.


O empreendimento Landmark Residence, localizado em Londrina, é um dos empreendimentos da A.Yoshii que possui o sistema de reaproveitamento de água.

Compare: Um prédio comum consome uma média de 5 a 10 mil litros de água potável nas áreas úteis. Já um edifício com o sistema de reutilização de água pluvial deixa de consumir aproximadamente 8 mil litros de água tratada. A compensação representa uma economia de cerca de 30% na conta. A economia pode variar de acordo com o tamanho do reservatório e a demanda hídrica.

Em meses mais chuvosos, o reservatório ativa um sistema para evitar vazamentos. A água extra é descartada em uma rede de coleta de águas pluviais. Nos meses mais secos, é acionado um dispositivo que regula a quantidade de água, mantendo o nível mínimo para utilização.

Mais do que reduzir a conta de água, o sistema representa uma alternativa sustentável para os empreendimentos. Coletar e reaproveitar a água pluvial ajuda a evitar desperdícios, canalizando a água tratada para outras tarefas.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!