8 de abril de 2022 Mercado Imobiliário

Iniciativa do Grupo A.Yoshii promove reforma da Aintec na UEL

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Pela primeira vez em mais de 20 anos, a Agência de Inovação Tecnológica da UEL passa por reformas para continuar com o excelente trabalho de promoção do desenvolvimento tecnológico em todo o Brasil

Excelente notícia para a cidade de Londrina e, em especial, para a comunidade acadêmica! O Grupo A.Yoshii começou a reforma da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec), da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O prédio, essencial para o desenvolvimento tecnológico e progresso do Paraná, passará pela primeira reforma em mais de 20 anos. 

Acompanhe no artigo abaixo mais detalhes sobre a relevante atuação da Aintec e as melhorias promovidas pelo grupo.

Reforma na Aintec na UEL

Um dos pilares da missão da A.Yoshii é promover uma educação transformadora no Brasil. Em 2000, o casal de empresários Kimiko e Atsushi Yoshii doaram a estrutura física da Aintec ao campus da UEL.  

Agora, 22 anos depois, os fundadores retomam a atenção à agência que identifica e faz a gestão da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia da universidade para a sociedade e o mercado, e voltam a investir no prédio que está sendo totalmente reformado. 

As melhorias no prédio da Aintec

Grandes melhoras acontecerá no prédio, levando muito mais beleza, segurança e conforto aos alunos

O projeto vai renovar a infraestrutura do prédio para que acompanhe toda a tecnologia e progresso que a própria Aintec promove. A reforma começou em março de 2022 com a limpeza das coberturas, desobstrução de calhas, remoção das calçadas externas, limpeza do jardim e corte de grama. O projeto completo de reforma é de responsabilidade do engenheiro da A.Yoshii, Paulo Sousa. 

Entre as melhorias, podemos destacar:

  • Construção de uma área de depósito nos fundos do terreno, que irá ampliar o espaço.
  • Revitalização da fachada, jardim interno e da fonte.
  • Substituição de todas as esquadrias e luminárias na recepção. 
  • Pintura geral.
  • Manutenção dos forros.
  • Revisão de toda a cobertura para eliminar pontos de infiltração.
  • Limpeza e tratamento nos pisos internos e externos.
  • Revisão de todas as instalações elétricas e hidráulicas.
  • Revisão do sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

A previsão é que todas essas mudanças sejam concluídas até junho de 2022. 

A importância da reforma

A Construtora A.Yoshii tem compromisso com a educação e o respeito às instituições que são essenciais para o desenvolvimento da cidade de Londrina e, claro, da sociedade como um todo. Por isso, a reforma é muito importante para que a agência se consolide como referência em tecnologia e inovação. 

A importância da Aintec

Em mais de 20 anos, o prédio passará por melhorias em uma iniciativa do Grupo A.Yoshii, que também doou a estrutura física à Universidade no ano 2000″

A Universidade Estadual de Londrina, reconhecida como uma das maiores instituições de ensino superior do país, é fundamental para projetar a cidade do interior do Paraná em âmbito nacional e internacional nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. A Aintec, por sua vez, é referência no desenvolvimento tecnológico do estado do Paraná e do Brasil. Em 2019, a Aintec figurou entre as 50 instituições brasileiras que mais registraram patentes, e, no ano passado, ficou entre as instituições de pesquisa que mais depositaram pedidos de Propriedade Intelectual, de acordo com ranking do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Por essas razões, cada vez mais a UEL vem ganhando destaque nacional em política de inovação tecnológica, por meio da Aintec. Seu objetivo é identificar, proteger e transferir as criações geradas na universidade para a sociedade e o mercado, além de atender suas demandas tecnológicas.

Entre os serviços prestados pela agência, podemos destacar a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel), que atualmente possui 15 empresas incubadas. Em 2020, a Aintec fez 29 pedidos de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), um recorde que deve ser superado em breve. 

E o que seria da Aintec sem as pessoas? Os alunos figuram como principais destaques nacionais com projetos como o aplicativo que ajuda mães de prematuros na amamentação e que já possui certificado internacional. Outro projeto apoiado pela Aintec é a cadeira de rodas motorizada com mais autonomia, patenteada por pesquisadores da UEL. 

Outras contribuições do Grupo A.Yoshii para a UEL

Vale lembrar que essa não é a única contribuição da família Yoshii para promover a educação, inovação e cultura na UEL. Como mencionamos, em 2000, a família doou a estrutura completa da Aintec. Em 2017, fez a doação de R$ 1 milhão para a universidade que, entre diversas necessidades, fez a compra de um piano de cauda para o Cine Teatro Universitário Ouro Verde. 

Por todas as iniciativas, dona Kimiko Yoshii foi homenageada pela Universidade em 2018, com o título de benemérita pelos esforços para o aprimoramento da cultura e do ensino superior nos últimos anos. 

Quer conhecer mais sobre as ações sociais que a família Yoshii faz para promover o desenvolvimento e educação? Veja aqui um pouco mais da história de D. Kimiko Yoshii, a mulher que contribui muito para o Grupo A.Yoshii

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!