15 de dezembro de 2020 Decor

Horta em casa: 5 dicas para cultivar a sua

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Folhagens, vasos e plantas no interior das casas transformam o ambiente e trazem inúmeros benefícios aos moradores. Com um bom projeto de paisagismo, os ambientes ficam harmônicos, leves e com mais vida. Mas dá para ir além: com o cultivo de uma horta em casa é possível ter hortaliças e temperos orgânicos sempre frescos.

A ideia de hortas em ambientes urbanos é uma tradição antiga. Idealizados há mais de 200 anos pelo médico alemão Moritz Schreber, os Schrebergärten surgiram como espaços comunitários onde adultos cultivavam alimentos e as crianças brincavam. Hoje, além de compor ambientes, o cultivo de hortas caseiras também aumenta o contato das crianças com as folhagens, é educativo e incentiva uma alimentação mais saudável.

Passo a passo para ter a sua horta caseira:

1- Escolha o local

A escolha do local onde será instalada a horta é fundamental para o sucesso do plantio. Pode ser na cozinha, na varanda, ou mesmo na sala. O mais importante é que este espaço receba a luz do sol por pelo menos quatro horas diárias para que as plantas cresçam saudáveis.

2- Como integrar a horta ao ambiente

Integrar a horta ao cômodo escolhido é essencial para a harmonia do cultivo com a casa, especialmente em ambientes integrados. Os vasos e plantas escolhidos vão influenciar no resultado final. Por isso, a participação de um paisagista nessa etapa vai ajudar a conquistar melhores resultados estéticos e funcionais.

Uma opção de composição é combinar o cultivo de flores e arranjos florais com a horta, como mostra a cozinha decorada do Le Rêve Londrina.

3- Quais plantas escolher?

Por se tratar de um espaço limitado, como vasos e floreiras, é importante escolher plantas que possam ser cultivadas em grande número mesmo em pequenos espaços.

O plantio de hortaliças pode ser de alface, rúcula, tomate e cenoura. Já para temperos sempre frescos, as melhores opções são o orégano, o coentro, a salsa, a cebolinha e o manjericão. Para chás, hortelã, capim-cidreira, camomila e erva-doce são mais recomendadas.

4- Já ouviu falar em consórcio de plantas?

É comum imaginar a necessidade de um vaso para cada planta, mas isso não é uma verdade para todas as espécies. O consórcio de plantas é uma técnica de plantio importante no cultivo orgânico. A variedade aumenta a biodiversidade do vaso, importante para o desenvolvimento e para a saúde das plantas e do solo.

5- Consulte especialistas

Mesmo de forma caseira, o cultivo de plantas tem suas necessidades específicas. Para saber os cuidados especiais para as ervas, folhagens e temperos selecionados, o melhor é consultar um profissional que oriente sobre as frequências de rega, adubação e outros pontos de atenção para uma horta de sucesso.

Inspire-se nos projetos feitos pelos arquitetos Luiz Felipe e Luiz Gustavo do Folha Paisagismo e pela arquiteta paisagista Bia Abreu para criar uma horta dentro do seu apartamento.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!