30 de março de 2022 Decor

Home office: confira dicas para tornar o seu escritório mais aconchegante e funcional

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
 Já que as tendências de home office e trabalho híbrido vieram para ficar, o espaço de trabalho deve ser confortável e moderno! 

Em 2020, com a quarentena, o trabalhar em casa passou a ser rotina diária de grande parte dos brasileiros. Após dois anos, o home office continua e a tendência é que o modelo de trabalho remoto e/ou híbrido ganhe mais adeptos. Segundo a Pesquisa Aon de Benefícios, 61,3% das empresas observaram aumento da produtividade dos colaboradores trabalhando em casa e 54,7% pretendem continuar com o sistema de trabalho híbrido, mesmo após o fim da pandemia.

Se você está entre essas pessoas adeptas ao home office, veja abaixo algumas dicas e inspirações para aprimorar o espaço do trabalho dentro de casa. Vamos lá? 

Home office: como organizar seu escritório

O escritório é um espaço importante que deve reunir alguns atributos como conforto, funcionalidade, tecnologia e organização. Algumas dicas permitirão que você faça as escolhas certas em termos de layout, decoração e funcionalidade. Confira as principais. 

Cuide do layout do escritório 

É importante prestar atenção no design do escritório, para que a rotina de trabalho tenha conforto e auxilie na produtividade

Para tornar um escritório espaçoso mais aconchegante, a primeira coisa a se considerar é a disposição do mobiliário no cômodo. Você passará várias horas por dia trabalhando nesse espaço, portanto, a posição da sua cadeira, por exemplo, deve ser escolhida com cuidado.

Se você a colocar de frente para uma parede, poderá garantir maior concentração e foco. Mas, caso prefira apreciar a vista externa, nada impede que você a posicione em frente a uma janela. Vale atentar para a luminosidade também: evite ter janelas ou portas envidraçadas nas costas devido ao reflexo na tela do computador. Priorize a janela na frente ou lateral, e invista em cortinas ou persianas que permitam filtrar a luz. 

Alie conforto e ergonomia

Você sabia que nem sempre a cadeira mais confortável e com design luxuoso é ergonômica? Quanto mais tempo você passa no escritório, mais necessário é garantir uma cadeira que alie conforto e ergonomia. Para isso, ela precisa ter algumas características como:

  • Encosto ajustável em altura e inclinação.
  • Apoios de braços ajustáveis ​​em altura, largura e profundidade.
  • Profundidade do assento para apoiar a parte inferior das costas e sem pressão do assento na parte de trás dos joelhos.
  • Acolchoamento firme, mas confortável.
  • Seus pés devem alcançar e ficar apoiados no chão.
  • Assento giratório ajuda a evitar a torção do tronco. 

Organize a mobília de acordo com seu uso

O ideal é que o espaço seja grande, bem iluminado e arejado. Os móveis devem ser bem distribuídos para que você aproveite melhor o espaço. Além de uma poltrona confortável, é importante prever estantes e prateleiras de acordo com sua necessidade. Os itens com menos uso podem ser dispostos em estantes fechadas, conferindo sensação de organização. Já os materiais ou documentos usados diariamente devem ficar próximos, à distância de um braço de sua cadeira, como em gavetas. 

Decoração neutra, mas com personalidade

As cores neutras são as mais indicadas para a mobília do escritório. Aliás, vale escolher as cores do cômodo de acordo com seu objetivo, lembrando sempre que as cores de ambientes podem definir seu estado de humor:

  • azul: reflexão;
  • amarelo e laranja: criatividade, energia, bom astral;
  • vermelho: liderança e energia;
  • verde: equilíbrio.

Outra excelente dica é incluir plantas na sua decoração. Elas ajudam a promover a concentração, purificar o ar, acalmar e dão um toque pessoal de beleza ao espaço. 

Você também pode adicionar alguns elementos puramente decorativos, relacionados ao trabalho como um porta-canetas e tinteiros refinados. Mas tome cuidado para não sobrecarregar seu espaço desnecessariamente.

Lembre-se dos itens adicionais

Quando falamos de escritório em casa, logo nos lembramos de colocar o ar-condicionado para os dias quentes. Mas não podemos esquecer de um aquecedor para os dias frios. Aliás, muitos aparelhos já possuem as duas funções. 

Outro detalhe para deixar seu ambiente ainda mais confortável e completo, é ter um frigobar e uma cafeteira. 

Muita tecnologia para seu escritório

O conceito smart é uma tendência entre os lares e escritórios que facilita em diversas tarefas do cotidiano

As casas automatizadas já são uma realidade. E você sabia que já é possível criar um escritório inteligente, inserindo diversos recursos tecnológicos?

Alexa e Google Assistente

A Alexa é certamente o primeiro equipamento que você deve ter para um escritório tecnológico e funcional. A assistente de voz da Amazon está cada vez mais inteligente e já faz ligações de telefone, além de controlar aparelhos como o ar-condicionado, definir lembretes de reuniões e agenda, colocar ruídos de fundo e muito mais. Se preferir, o Google Assistente tem funções semelhantes. 

Monitor inteligente

O monitor inteligente Samsung M5 Do-It-All Display é uma ótima opção funcional. Ele permite que você trabalhe em 4K sem ligar um laptop ou PC. Você também pode usá-lo como TV, já que possui aplicativos de streaming, alto-falantes integrados e controle remoto. 

Barra de videoconferência

Para aprimorar suas videochamadas ao trabalhar em casa, use a barra de videoconferência Poly Studio P15. Além de moderno e sofisticado, o item fica no topo do monitor do computador e fornece enquadramento automático da câmera para focar instantaneamente em seu rosto, mesmo quando estiver em movimento. E tem mais: a Poly Studio P15 possui diversos microfones para captar o som com a melhor qualidade possível, e tecnologia de bloqueio de ruído de fundo.

Você sabe a diferença entre Home Office e Coworking? Veja mais sobre essas formas de trabalho que vieram para ficar

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!