15 de dezembro de 2020 Decor

Cores de 2021 da Pantone: como combinar cinza e amarelo na decoração

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

A Pantone, empresa americana de consultoria de cores, definiu tons de amarelo e cinza como as cores de 2021. Depois de um ano desafiador, a escolha reflete a mensagem de força e esperança alcançada pela união das cores. O cinza Ultimate Gray transmite força e resiliência, enquanto o Amarelo Illuminating representa esperança e positividade.

As cores escolhidas pela Pantone indicam tendências para moda, embalagens, design e decoração. De acordo com a arquiteta do Grupo A.Yoshii, Andressa Bassinelli, os tons são opostos, que se completam e criam um equilíbrio entre si. “Em muitos projetos de interiores e arquitetônicos, o cinza já era destaque há algum tempo. A cor pode ser utilizada em móveis, nas paredes ou em objetos decorativos em grandes proporções. Pertencente à cartela de tons neutros, o cinza combina com várias cores, como azul, laranja e amarelo – também eleita como cor de 2021”, explica Andressa.

O cinza é uma cor neutra, associada a decorações modernas e alinhada às tendências. O tom Ultimate Gray é o primeiro cinza a figurar entre as cores do ano. Já o amarelo aparece pela segunda vez. Quando usado na decoração, é uma cor de destaque, alegre e energética. O tom Illuminating se une ao cinza para trazer mais luz. Mas como combinar as duas cores?

Decoração de quartos

O cinza pode aparecer como cor dominante nos móveis e o amarelo aparece nos detalhes para dar mais impacto. É o caso do quarto decorado da A.Yoshii no Positano Residenza em Maringá. Nele, o amarelo aparece no tom dourado das luminárias:

Salas mais autênticas

Em ambientes integrados, os móveis cinza trazem mais opções de combinações. Por ser um tom neutro, facilita a integração dos ambientes e possibilitam mesclar cores vibrantes, o que torna a decoração mais autêntica. É o caso do lustre, usado para compor a sala do Le Rêve Campinas.

Na iluminação

Independente do ambiente, a escolha da temperatura da iluminação também influencia a harmonia do ambiente. Lâmpadas de luz quentes dão um tom amarelado ao espaço, o que torna os cômodos mais confortáveis e aconchegantes. As prateleiras da estante, na sala do La Serena Plaza, ganharam mais vida e destaque dos móveis e cortinas em tons de cinza.

O efeito aparece também na cozinha do apartamento:

Decoração infantil

Em ambientes pensados para as crianças, pode acontecer uma inversão na intensidade de uso das cores. O amarelo estimula a criatividade e o cinza equilibra a intensidade do ambiente.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!