8 de abril de 2021 Decor

Tendência: madeira clara volta com força total em 2021

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Decorado Legend, em Campinas

Você sabia que a madeira é um dos elementos naturais mais utilizados na arquitetura e decoração de ambientes? Isso porque ela é um material muito versátil, permitindo que seu uso seja para praticamente qualquer solução decorativa. Segundo a revista norte-americana Modsy, a madeira clara é uma forte tendência para a decoração em 2021, deixando os espaços mais aconchegantes e leves.

Confira as dicas e saiba mais como utilizar essa tendência para decorar seus ambientes.

Onde usar a madeira clara?

Decorado Glória, em Londrina

Em geral, as madeiras claras funcionam melhor em ambientes com uma decoração mais clean, combinando com uma paleta leve, com tons pastéis, creme, gelo ou branco. Caso você queira ousar no visual, também é possível criar um contraste com cores escuras e neutras, como o preto, o cinza e o azul petróleo. O importante é sempre tomar cuidado para não sobrecarregar o visual e deixar o aspecto exagerado. Lembre-se sempre que, na maioria dos casos, menos é mais.

Estilo escandinavo Com conceito minimalista, o estilo escandinavo é caracterizado pela naturalidade e simplicidade. Segundo a arquiteta Ana Paula Pimentel, da A.Yoshii em Londrina, a madeira mais clara vem ganhando força a partir desse estilo, onde predominam as cores mais suaves, linhas sóbrias e materiais naturais de alta qualidade, garantindo mais conforto e leveza aos espaços.

Decorado Lumini, em Londrina

“Na decoração mais clean e neutra, a madeira clara funciona melhor ao combinar com uma paleta mais leve. Ela também harmoniza com outras cores e estilos, seja rústico, moderno ou industrial”, diz.

No apartamento decorado do Landscape, lançamento da A.Yoshii em Maringá, o projeto traz madeira em tonalidade mais clara para compor espaços privativos, como no banheiro de uma das três suítes e nas paredes do quarto.

Decorado Landscape, em Maringá

Em Curitiba, a madeira clara traz aconchego e segue a tendência no apartamento decorado do Talent, onde o revestimento da parede do banheiro tem esse destaque, assim como nos painéis dos quartos e sala compartilhada.

Decorado Talent, em Curitiba

Contraste de cores

Já para quem prefere ousar na decoração, a arquiteta cita a possibilidade de se criar um contraste com cores mais escuras e neutras, como o preto e o cinza. Na varanda gourmet do Lumini, em Londrina, as mesas e cadeiras em madeira surgem em harmonia com o cinza. O material compõe ainda o piso e nichos de parede no quarto infantil, dando ainda mais leveza ao espaço.

“Outra proposta de utilização da madeira clara é no contraponto com elementos mais frios, como as cerâmicas, o concreto, ferro, vidro e aço, trazendo equilíbrio na mistura com outros materiais”, afirma Ana Paula.

É a partir desta combinação que o Legend, em Campinas, ganha um visual super moderno. No amplo espaço privativo, a madeira contrasta com a cerâmica e revestimentos mais escuros nas áreas de maior convivência, como a cozinha e a varanda gourmet. No entanto, o destaque está nas suítes, onde a madeira clara cria um equilíbrio com os tons mais suaves.

Decorado Legend, em Campinas

Ainda em dúvida sobre a composição?

Na hora de decidir o estilo, use a criatividade e não tenha medo de inovar na escolha das cores e objetos que vão compor o ambiente. Móveis de madeira são atemporais, duradouros e, como já dissemos no início, muito versáteis. Nada impede que, ao se cansar do estilo escolhido, você possa trocar as cores das paredes, cortinas e demais objetos caso queira mudar a decoração em algum momento.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!