21 de junho de 2022 blog

Conheça novas tecnologias térmicas de ambientação para o inverno

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:

Entenda quais são as principais tecnologias térmicas usadas em empreendimentos para garantir conforto térmico aos moradores.

Empreendimento Epic, em Curitiba (PR)
Divulgação A.Yoshii

Durante a estação mais fria do ano, muitas vezes recorremos ao uso de sistemas de aquecimento para aumentar a temperatura do ambiente interno. No entanto, ao implementar estratégias de conforto térmico ainda na fase de planejamento e construção do ambiente, é possível garantir um espaço mais aconchegante e adaptável para todas as oscilações de temperatura. 

Confira abaixo quais são as tecnologias térmicas de ambientação que garantem mais conforto térmico em qualquer ambiente. 

O que é conforto térmico?

Conforto térmico é a sensação de bem-estar e aconchego, sem a necessidade de alterar as condições climáticas para manter a temperatura corporal –  em torno de 37°. 

Essas sensações de bem-estar térmico são determinadas tanto pela temperatura e pela umidade do ar quanto pela temperatura das superfícies (paredes, piso e teto) e velocidade do ar. 

O arquiteto e precursor na área de conforto ambiental, Victor Olgyay, definiu, em 1973, que conforto térmico é “o ponto no qual a pessoa necessita consumir a menor quantidade de energia para se adaptar ao ambiente”. 

Empreendimentos termicamente confortáveis

Empreendimento Epic, em Curitiba (PR)
Divulgação A.Yoshii

No Brasil, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determinam que a temperatura aceitável nas estações mais frias como outono e inverno deve ficar entre 20ºC e 23ºC. 

Ademais,  em 2005, entrou em vigor a NBR 15.220, chamada Desempenho Térmico das Edificações, que orientou o setor da construção civil a desenvolver pesquisas sobre materiais adequados para cada tipo de clima predominante e formas de adaptar os projetos, priorizando fatores como calor, ventilação cruzada e resistência térmica.

Isso porque, para garantir o conforto térmico em uma construção, é necessário, ainda no período de edificação, atentar a uma série de fatores como umidade do ar, direção do sol, estrutura de ventilação, revestimento, alvenaria, tubulação e simulação térmica na fase do projeto arquitetônico. 

Aspectos que proporcionam conforto térmico

Para alcançar um estado climático confortável em ambientes internos, o equilíbrio térmico entre nosso corpo e o ambiente deve estar em sintonia. Os fatores que determinam o conforto térmico de um ambiente  são:

  • temperatura média da superfície;
  • temperatura do ar;
  • umidade relativa do ar;
  • velocidade do ar. 

Tecnologias térmicas em empreendimentos

Empreendimento Epic, em Curitiba (PR)
Divulgação A.Yoshii

Afinal, quais são os aspectos de infraestrutura importantes a serem levados em consideração no momento do projeto arquitetônico e construção do empreendimento para garantir conforto térmico?

Alvenaria correta

A espessura de uma parede deve respeitar um mínimo de 15 centímetros para garantir o conforto térmico e isolamento acústico. Vale apontar que os empreendimentos da A.Yoshii têm paredes externas com, em média, 22 centímetros para assegurar ainda mais o conforto termoacústico. 

Materiais para o equilíbrio de temperatura 

A madeira é um material com baixa condutividade térmica e, por isso, é considerada um dos melhores isolantes. Também, sugere-se a inserção de janelas isolantes de vidro triplo que garantem, mesmo com condições de temperatura externa muito baixa, temperaturas da superfície interna mais agradáveis. 

Recirculador de água quente

Uma das melhores tecnologias térmicas para torneiras e chuveiros é o recirculador de água quente, que permite que a água circule na tubulação antes do acionamento dos misturadores. Assim, ao ligar o chuveiro ou a torneira, a água já sai na temperatura desejada. Todos os empreendimentos da A.Yoshii possuem infraestrutura completa para instalação de aquecedor a gás e projetos específicos também preveem o sistema para recirculador de água.

Simulação térmica na fase de projetos 

Uma excelente metodologia utilizada na fase de projeto é a simulação térmica. Ela permite prever possíveis situações e já antecipar as soluções. Assim, o morador não terá surpresas quando estiver no apartamento. 

Aquecimento dos pisos do bwc

Outra tecnologia térmica desejável é o piso térmico. Com ele, o morador pode selecionar a temperatura desejada, entre 5ºC e 35ºC. E já é possível automatizar esse sistema, acionando o aquecimento antes mesmo de chegar em casa.

Disposição dos ambientes

A posição dos cômodos da casa também faz uma grande diferença no conforto térmico dos moradores. Por exemplo, em cidades mais frias como Curitiba, o indicado é que os cômodos mais importantes como o quarto sejam posicionados nas faces norte, nordeste e noroeste. Isso garante a incidência solar no inverno. 

Design biofílico

Usar a biofilia também é uma excelente maneira de preservar o conforto térmico. Isso porque, as plantas purificam o ar em ambientes fechados e proporcionam frescor de um ambiente natural para as casas. 
A construtora A.Yoshii prioriza o conforto térmico de seus empreendimentos para garantir comodidade e qualidade de vida aos moradores. Conheça também a tendência Stay Comfy para ainda mais conforto em seu lar.

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!