24 de janeiro de 2022 Decor

Adegas: conheça os principais modelos e como escolher o melhor para sua casa

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Confira as principais características de uma adega e saiba como escolher a ideal para o seu apartamento

Quem ama vinhos sabe que dedicar um espaço da casa para guardar a coleção de garrafas e até mesmo deixar alguns vinhos de guarda evoluírem ao longo dos anos é ideal. A adega, além de evitar a deterioração da bebida, é um elemento de design atraente. Estamos vivendo um verão mais chuvoso e com temperaturas mais amenas. Então, nada melhor para acompanhar um dia de verão do que um bom vinho em boa companhia, não é mesmo?

Mas, como escolher a adega certa para seu apartamento? Veja no artigo abaixo mais detalhes de como escolher o melhor modelo e estilo para você. 

 

Como escolher a adega

Para manter vinhos e demais bebidas em temperatura adequada, as adegas possuem temperatura e umidade constantes

A adega é um espaço destinado ao armazenamento de vinhos e sua função é mantê-los em uma temperatura adequada. No interior da adega, existem prateleiras moldadas para manter o vinho em posição horizontal e bem guardado. Uma curiosidade é que a adega não guarda apenas vinhos, mas pode armazenar azeites e outras bebidas. A adega requer condições climáticas controladas, para melhor conservar os vinhos e outras provisões, mantendo a temperatura e umidade. 

Embora existam diferentes modelos e tipos, todos devem ter em comum:

  • Temperatura interna ideal e constante, entre 5°C e 22°C;
  • Umidade entre 60% e 80%;
  • Prateleiras horizontais e moldadas;
  • Proteção de raios UV.

Uma adega pode ser embutida ou independente. A adega embutida é integrada à cozinha e deve seguir o mesmo padrão de decoração dos demais eletrodomésticos, ideal para vinhos de consumo diário ou frequente. 

Já a adega independente pode ser colocada em qualquer cômodo e é a opção perfeita para manter as garrafas “em exposição” e vinhos de valor em envelhecimento.

Adega: os diferentes tipos

As adegas refrigeradas artificialmente estão em alta, já que possuem sistemas controlados de refrigeração e armazenamento. Os modelos mais modernos são:

  • Sem compressor: possuem um sistema termoelétrico que garante maior silêncio e consome menos, mas não têm a mesma capacidade de refrigeração dos modelos com compressor, visto que essas adegas não conseguem baixar a temperatura interna para além de um determinado limite, especialmente quando a temperatura externa for muito alta.
  • Climatizadas: apresentam compressor de refrigeração, portanto, têm um consumo superior, mas podem ser colocadas em ambientes mais quentes. Graças ao funcionamento do compressor, a temperatura mantém-se constante.
  • De dupla temperatura: são adegas que possuem dois compartimentos capazes de refrigerar duas áreas de maneiras diferentes. É ideal para os casos de armazenamento de vinhos de diferentes uvas, como tintos, brancos e rosés no mesmo espaço. 

Ademais, existem as adegas de madeira que são “porta-garrafas” e não possuem nenhum compressor ou dispositivo capazes de alterar a temperatura das bebidas armazenadas. Por essa razão, elas devem ficar afastadas da luz e vibrações e não é indicado instalá-las na cozinha ou sala.

 

Cuidados com o ambiente 

Ao comprar uma adega, é necessário considerar alguns fatores muito importantes para preservação das propriedades da bebida: temperatura e umidade.

Temperatura

A temperatura é provavelmente o componente mais importante porque auxilia na manutenção de características primordiais do vinho como aromas e complexidade de sabores. O frio e o calor são capazes de alterar as propriedades fundamentais do vinho, como teor alcoólico, acidez e aromas. Para saber qual é a temperatura ideal de armazenamento, é necessário considerar o tipo de vinho:

  • Vinho tinto: até 20°C;
  • Vinho branco: até 13°C;
  • Espumantes: até 8°C

Se a temperatura estiver muito alta, o vinho pode se deteriorar, ao passo que temperaturas muito baixas podem congelar a bebida. Outro detalhe importante é evitar mudanças bruscas de temperatura.

Umidade

O vinho também precisa de um bom nível de umidade. E, para isso, não se faz mais necessário ter uma adega subterrânea com paredes grossas, escuridão e ambiente constantemente fresco. 

Os modernos modelos de adegas existentes no mercado podem ter um ou mais ventiladores internos, garantindo a circulação contínua do ar e manutenção da umidade. Atualmente, já existem adegas com display de LED que permitem ajustar as temperaturas e a umidade internas de maneira simples e precisa. 

Materiais e design das adegas

O design deve combinar com o espaço, desde que respeite a horizontalidade das garrafas e demais características de conservação dos vinhos

Uma adega pode realmente ser um elemento de design para seus móveis e cabe a você escolher o estilo ideal para o seu apartamento. Atualmente, é possível encontrar modelos mais clássicos de madeira que lembram antigos barris ou barricas de vinho, assim como modelos em inox, ideais para um ambiente moderno. 

As prateleiras para as garrafas são geralmente feitas de madeira ou aço e devem manter as garrafas em posição horizontal ou ligeiramente inclinadas, de forma que o vinho molhe a rolha de cortiça e a mantenha úmida. 

Uma novidade interessante é a possibilidade de iluminação interna nas adegas de apartamento, permitindo que o apreciador escolha qual garrafa beber antes de abrir a porta, de modo a minimizar as mudanças de temperatura. Ainda, para evitar alterações bruscas de temperatura, algumas adegas já possuem sistema de degelo automático para evitar o acúmulo de água.

Outro cuidado interessante para quem deseja investir em uma adega: alguns modelos já possuem filtros de carvão, usados para manter o ar de dentro da adega limpo, evitando que os vinhos sejam contaminados por cheiros estranhos. 

Por fim, existem modelos com bloqueio e alarme, úteis caso você tenha garrafas de alto valor.

Qual é o tamanho ideal para uma adega?

O tamanho da adega depende, principalmente, do seu consumo e, claro, do ambiente. Normalmente, os tamanhos podem ser:

  • Mini adegas – comportam de 4 a 8 garrafas. Podem caber elegantemente no balcão da cozinha;
  • Adegas médias-pequenas – com capacidade para 8 a 20 garrafas. São ideais para apartamentos menores e combinam com diversos estilos de decoração;
  • Médias – comportam de 20 a 30 garrafas;
  • Grandes adegas – comportam entre 30 e 50 garrafas.

Para desfrutar da sua adega, leia aqui dicas para harmonizar seu vinho e qual rótulo combina com cada prato

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!