4 de março de 2022 Lifestyle

6 curiosidades sobre o Catar, país-sede da Copa do Mundo 2022

FONTE: -A +A
COMPARTILHAR:
Veja algumas informações importantes para quem quer acompanhar os jogos da Copa do Mundo 2022 no Catar e aproveitar para conhecer o país

O Catar certamente está no centro das atenções do mundo, já que sediará a Copa do Mundo Fifa 2022 entre novembro e dezembro. Apesar de ainda pouco conhecido pela maioria dos turistas brasileiros, o que não faltam são motivos para conhecer o longínquo e extraordinário país. 

Se você pretende viajar para assistir ao campeonato mundial ao vivo e a cores, acompanhe o artigo abaixo para conhecer algumas curiosidades e informações importantes sobre o Catar. 

1. A Copa do Mundo 2022

Os olhos do mundo todo estão voltados para o Catar em 2022. Isso porque o país sediará o maior evento do futebol mundial, a Copa do Mundo Fifa. Aliás, essa será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio. 

O mega evento, que acontece a cada quatro anos, irá estrear no dia 21 de novembro, às 7h (horário local) no Estádio Al Bayt, em Al Khor. Serão 32 seleções competindo em 64 jogos até a grande final. E se você está contando os dias e não vê a hora de acompanhar a bola rolar no gramado, pode acompanhar a contagem regressiva no site da FIFA

Ingressos para a Copa do Mundo

Demograficamente falando, o Catar é considerado o menor país a sediar uma Copa do Mundo, pois possui apenas 2,7 milhões de habitantes. Ainda assim, o país estima receber cerca de 1 milhão de turistas durante o evento. 

Se você planeja assistir aos jogos presencialmente, deve atentar à venda de ingressos que vai acontecer no site oficial da FIFA depois do sorteio dos grupos especiais no dia 1° de abril. 

2. O Catar é o país mais rico do mundo

Mesmo com pequena extensão territorial, o Catar é uma potência econômica mundial

O Catar é geograficamente muito pequeno, ocupando a 167ª posição do mundo em área espacial. Em contrapartida, é considerado o país mais rico do mundo quando o assunto é PIB per capita – são cerca de US$ 71.734 por habitante. O país é rico em recursos naturais e lucra muito com a exploração de petróleo e gás natural. 

Isso reflete, é claro, na infraestrutura impecável do Catar, com restaurantes e hotéis dos mais altos padrões. 

3. Melhores hotéis do Catar 

O Catar é conhecido por ser um país muito luxuoso. Por lá, o que não faltam são hotéis que atendem os mais altos padrões e expectativas. Alguns destaques são:

4. Melhores restaurantes para saborear a culinária do país

Influenciada pelas regiões do Levante, Norte da África e subcontinente indiano, a gastronomia do país une técnicas de cozimento lento à rica mistura de especiarias

No Catar também estão alguns dos melhores restaurantes do mundo. Um dos principais pratos do país é o homus, uma pasta cremosa feita com grão-de-bico cozido e especiarias e que vem acompanhado de chapati (pão amassado). Ainda, os doces do Oriente Médio estão entre os melhores do mundo como, por exemplo, os bolinhos fritos de cardamomo e açafrão luqaimat e o khanfaroosh, um disco de massa frito feito com água de rosas, açafrão, mel e açúcar de confeiteiro.

Os restaurantes locais não servem apenas as comidas típicas do Oriente Médio, como também proporcionam o melhor da culinária internacional. Alguns dos melhores restaurantes do Catar são:

  • Parisa Souq Waqif: restaurante de culinária persa imperdível localizado no coração de Doha;
  • Yasmine Palace: no luxuoso bairro The Pearl, esse restaurante promete aguçar os cinco sentidos com uma experiência árabe completa;
  • Zengo: localizado no ponto mais alto de Doha, o Zengo oferece culinária pan asiática e tem uma vista espetacular; 
  • Damasca One: com shows temáticos à noite, o restaurante oferece shisha (narguilé) para os clientes; 

5. Passeios imperdíveis (entre os intervalos dos jogos)

Capital do Catar e sede da Copa do Mundo de 2022, Doha conta com prédios de rica arquitetura, que atraem a atenção de turistas por sua beleza e grandiosidade

Principalmente por conta da Copa do Mundo, o Catar tem recebido diversos investimentos no que diz respeito ao turismo. Conheça alguns passeios que não podem faltar nessa viagem. 

Conhecer Doha

Doha é a capital do Catar e o primeiro lugar que você deve visitar e onde você encontrará as principais atrações. A cidade é moderna e cosmopolita, com praias, parques, uma baía de 7 quilômetros, o Museu de Arte Islâmica, a extraordinária ilha The Pearl e outros lugares incríveis. 

Reserva natural Khor Al Adaid

Localizada apenas 60km da capital, está a reserva natural Khor Al Adaid, onde fica um dos patrimônios da Unesco: o Mar Interior, onde as águas adentram no deserto por quase 10 quilômetros. 

Lusail, a cidade construída para a Copa do Mundo

Quando uma cidade é construída especialmente para sediar a Copa do Mundo, certamente vale o passeio. A cidade inteligente tem uma bela marina à beira-mar, além de uma infinidade de torres residenciais e de escritórios.

Conheça o deserto

Durante os meses de Copa do Mundo, as temperaturas no deserto do Catar são agradáveis, sendo a época ideal para se aventurar por lá. Existem diversas agências que fazem rotas a bordo de carros 4×4 ou, para os mais aventureiros, um passeio a camelo.  

6. A melhor companhia aérea do mundo

Além de ser uma empresa de transporte que cresce com rapidez, a Qatar Airways é uma das mais jovens companhias aéreas globais a servir todos os continentes

Se você está pensando em ir para o Catar, poderá desfrutar da melhor companhia aérea do mundo. A Qatar Airways é a transportadora nacional do país e, em 2021, foi eleita pela sexta vez consecutiva como a melhor companhia aérea do mundo. A empresa, baseada em Doha, levou o prêmio principal do Skytrax World Airline Awards 2021, considerado o “Oscar da aviação”.

Aliás, a sede da Qatar Airways, o Aeroporto Internacional de Hamad (AIH) é considerado o complexo de terminais mais significativo e luxuoso do mundo.

Se você quer aproveitar a viagem ao Catar para conhecer outros países, veja aqui alguns hotéis de luxo que você precisa conhecer

COMENTÁRIOS:

E ai, o que achou?
Deixe o seu comentário!